Clerton

Um curioso que se passa por conhecedor. Seis anos de rolhas abertas, copos vencidos, momentos inesquecíveis e sabores que desejo compartilhar aqui. Sejam Bem Vinhos!

domingo, 25 de setembro de 2011

A Carta de Vinhos


Vamos combinar. Não existe a carta de vinhos perfeita, existe a ideal.
Quando um amigo, dono de restaurante ou bar me solicita assessoria para elaborar sua carta de vinhos, o mais importante é não se preocupar com a quantidade, os mais inusitados, exóticos e nem os vinhos mais caros do mundo, e sim, unir aspectos técnicos e os comerciais. Procuro sempre adequar o cardápio e o perfil dos clientes da casa. A quantidade de rótulos precisa ser compatível com o giro e o ticket médio do restaurante. A carta precisa ser ainda; resumida, funcional, informativa e sem vinhos que conflitem entre si para não perder o foco.

Não adianta ter uma carta de vinhos com a maioria dos rótulos acima dos preços que, de fato, giram no restaurante.
Que serventia terá uma carta com rótulos que destoam com a proposta do cardápio? 
Que finalidade terá uma carta extensa onde grande parte dos vinhos é meramente figurativo (não vendem) e sem foco?
Antes de compor uma carta de vinhos, faço um estudo de consumo para verificar: giro diário e mensal, faixa de preço, se o consumo é sazonal ou regular, quais os rótulos preferenciais e etc, isso considerando que para vender vinho e imprescindível taça correta, uma carta compreensível, preços justos, uma boa adegagem e um serviço para garantir ao cliente uma boa apreciação.
Sob nenhuma hipótese, deixo que as minhas preferências ou gosto pessoal do dono restaurante influenciem na elaboração, pois  a carta deve atender ao universo de clientes que frequentam o restaurante. O mesmo critério uso para indicar o vinho servido em uma festa de casamento ou jantar especial por exemplo. Para saber mais, entre em contato.

Um comentário:

  1. Excelente blog, serei a primeira seguidora de milhares.

    Muito bom o conteúdo, parabéns!

    ResponderExcluir